Thursday, November 24, 2005

UM DIA NA “TIGRAGEM”

Sempre me divirto com discursos socialóides sobre como o povo injustiçado pobre coitado ignorante é explorado pelos detentores do poder e do dinheiro!

Ha! Sempre penso que com certeza isso sai da boca de quem nunca teve contato com esses pobres coitados. Levar presentinhos em orfanatos, queridas, não é ter contato com essas pessoas!

Cada dia que passo na triagem, seja do HC, seja da Vítor (carinhosamente apelidada de “tigragem”) penso o quanto sou explorada pelos pobres detentores da ignorância!

Hoje o dia começou assim...
01:00 AM: “Ai dotora, minhas costas doem, sinto a barriga ficar dura de hora em hora e duas pessoas na minha US perderam o nenê sentindo essas coisas!” Detalhe que deve ser lembrado, essa era a terceira gravidez dessa senhora. “Filha, esses são sintomas comuns na gestação, isso significa que TODAS as grávidas vão sentir isso. No seu posto não tem outras grávidas?” “Tem.” “Humm, pois é então converse com elas, OK?”

02:30 AM: “Eu to grávida e eu tive um sangramento.” “Quantas semanas de gestação?” “18.” “Todo sangramento em início de gestação é uma ameaça de aborto, como sua gestação ta bem no começo, é difícil ouvir o coração do bebê na máquina, precisamos de uma ecografia.” “Não quero fazer ecografia.” Mas é o único jeito de saber, vc pode estar correndo risco. Vc fuma?” “ Dotôra eu sou usuária de crack, e perdi um filho há uns dois anos. Eu tava no Evangélico mas não fui atendida e lá meu sangramento parou e eu falei pro meu pai me trazer aqui.” “Então vc não está mais sangando?” “Não” “ Vou chamar o residente pra fazer um exame ginecológico e dar uma olhadinha pra confirmar.” “Tem sangue aqui, mas não está sangrando agora, só com a ecografia vamos saber se o bebê está bem” “Não quero fazer ecografia” Vc pode estar correndo um risco de vida e seu bebê também” “Não quero fazer” “Escreve no prontuário que a paciente se recusou a fazer o exame e dê orientações” “BAM” A paciente bate a porta de um hospital às 3 da manhã. “Querida, se vc piorar volte, vc pode estar correndo risco, quero que vc me prometa que vai voltar, OK?”

Vários atendimentos depois...

10:00 AM: “Dotôra, eu sinto uma dor nas costas e minha barriga fica dura de hora em hora, mas não sinto dor na barriga.” “Quantas vezes vc ficou grávida?” “cinco com essa” “quantos filhos de parto normal?” “Quatro” “Vamos fazer um exame de toque para ver se esse neném vai vir ou não. Humm, dois centímetros. Querida vc não está tendo contrações que vão empurrar seu neném, a qualquer momento vc pode entrar em trabalho de parto, mas isso não será agora, pode ir pra casa” “ Quer dizer que não vou ficar, não vou ter meu filho?” “Isso mesmo, ainda é muito cedo, ele está só se preparando para nascer, mas não vai ser agora, pode voltar pra casa” “Ta legal dotôra, brigada” TOC TOC clicliclic TOC TOC. “Sim” “Como assim ela não vai ficar?” “Olha a senhora não pode tentar entrar aqui, tem pacientes sendo examinadas.” “ Mas como assim, ela vai ter esse filho” “minha senhora ela não vai ter esse filho agora, o colo não está dilatado e ela não está tendo contrações” “COMO NÃO?????? Por que vcs não fazem uma cesárea?” “No exame não mostra nada que ela vai ter esse bebê agora, minha senhora, não podemos internar a paciente sem ela estar em trabalho de parto, são regras do hospital, OK?”

12:00 PM: “O que aconteceu com a senhora?” “Minha bolsa estorou.” “De quantas semanas vc está?” “36” “Que hora pra esse neném vir hein? Ta meio adiantadinho, né?” “Pois é.” “Querida, quantas vezes vc ficou grávida?” “cinco” “quantos partos normais?” “quatro” “teve algum problema em algum parto?” “O último era prematuro.” “Vamos examinar então?...Que cor era mesmo o líquido que vc perdeu?” “verde” “CHAMA O RESIDENTE ELA VAI INTERNAR CESÁREA DE EMERGÊNCIA!!”

Bom, essa é a história da Vanderléia e como o bebê dela quase morreu por conta de uma noite pessimamente dormida e inúmeras dores nas costas. Graças a sabe Deus o que, parece que o neném passa bem.

A Vanderléia quase perdeu seu filho por causa desses pobres coitados explorados e ignorantes, que tem que enfrentar horas de filas no SUS pq os ricos malvados não pagam melhores salários e eles não podem ter planos de saúde...

A minha grande pergunta é: faria diferença? A questão não é o serviço, mas como ele é usado, qq plano de saúde por melhor que fosse não ia conseguir atender seus pacientes. O problema não é o sistema, são os usuários, se as pessoas procurassem o Hospital de Clínicas de maneira sensata, não teria essa palhaçada de código de transação, nem teria velhinhos sem perna na fila da consulta as sete da noite do dia anterior. Nem teria médicos mal-humorados, nem mal atendimento.

Mas lá dentro a coisa é outra, talvez nossos amigos socialóides não saibam, mas nosso dinheiro, nosso querido imposto de renda,CPMF e o diacho a quatro, que deveria ir para a educação, saúde e comida, vai para pagar reversão de laqueadura em uma mulher que já teve 3 filhos, mas esse marido novo não tem nenhum filho, sabe, e agora ela, que não trabalha e tem uma renda familiar de 100 pila, quer outro. E quem vai sustentar esse filho, são meus 30% de imposto. E é incrível como os maridos novos NUNCA têm filhos. Mas a gente faz nosso serviço e no fim do dia deseja...“Puxa querida, boa sorte na cirurgia, agora quem sabe só no pré-natal, né?”

Vai se fuder, sinto muito para os seres humanos perfeitos que não julgam, eu julgo sim e isso não faz de mim, uma pessoa má, sem compaixão. É julgar que me mantém sã, é isso que me impede de roubar, assassinar e maltratar alguém. Estou constantemente me julgando e acho que as regras que aplico a mim devem ser aplicadas a todas as pessoas.

Julgo sim pois não acho que meus sacrifícios devam ser subestimados, meu papel como profissional, é não deixar que esse julgamento interfira na minha atuação. Mas tenho todo o direito de achar muito injusto uma mulher sentindo dores de parto ficar ouvindo berros esquizofrênicos de uma outra que nem começou a dilatar. Sinto muito isso me indigna e não quero nunca que pare de me indignar.

Cheirar mal numa consulta, não é pobreza, ignorância ou falta de sabonete, é, como diria minha vó, falta de berço! Tire a pobreza dessas pessoas e o que sobra...

A mesma coisa.

Monday, November 21, 2005

Tratado Sobre a Burrice Suprema

Puta merda é isso que dá...

Agora tá aberto a todos os parcos leitores do meu blog!!!

Podem comentar o que quiserem...hehe

não sabia que dava pra mudar!!

Jésus!

beijos a todos

Thursday, November 17, 2005

Considerações Sobre Uma Guerra que a Educação não Permitiu

Hoje tive uma aula dos trabalhos dos meus colegas de turma sobre Os Sertões (sim, eu faço aula na letras) e os trabalhos enfocaram principalmente em como todas as pessoas favoráveis aos pensamentos da “república” e contra Canudos não passavam apenas de meros ignorantes que “não se deram nem ao trabalho de ir lá ver o que tava acontecendo!”

A minha vontade na hora, como chati que sou, foi de replicar...”Bom, você também não se deu ao trabalho de ver porque essas pessoas estavam pensando isso!”.
Acho tudo isso muito hipócrita!

Ninguém lembra de pensar que a ideologia da República trazia uma liberdade dupla, as pessoas seriam livres pra escolher quem as governaria, e até que tipo de governo seria e tb teriam a liberdade de escolher sua religião. Se hoje o santo daime pode usar suas drogas, se a macumba pode ser feita em qq terreiro, por qq pessoa isso é fruto desse pensamento novo!

E de repente vem alguém e tenta tirar tudo isso de vc, diz que o Deus que ele acha certo deve comandar seu pensamento e que somente a religião, AQUELA religião é que deve prevalecer! E que toda a sua ideologia de liberdade, de responsabilidade individual deve ser trocada pela cega obediência a um certo regime, porque aqui, não se passa fome! Querendo ou não, era assim que o Conselheiro agia.

Eu sinto muito, mas barganhar com comida seja, pra que propósito for, é vergonhoso. Eu questiono o Conselheiro e sua construção da Igreja, considerando que ele tirava dos pobres, seus parcos bens em troca de uma promessa de mar... (reticências com licença emprestada de Euclides).

Se havia pregadores a favor da República, Conselheiro pregava contra. Ao meu ver, se um pregador vai ser massacrado, o outro também deve ser, porque ambos pregam sem se dar ao trabalho de avaliar a outra situação. Em nenhuma história, infelizmente, existe mocinho e também, infelizmente, não existe bandido.

A única coisa que digo é que não gostaria de ver minhas idéias tão duramente massacradas por pessoas, cem anos depois, que não se dão nem ao trabalho de tentar entender como cheguei àquela conclusão. Se Machado de Assis conseguia ver tudo com a cautela merecida, sem proferir opiniões seja de que lado for, por mera sapiência...

UMA GRANDE OLA PARA MACHADÃO!

Sunday, November 06, 2005

O Isolamento Reprodutivo Entre o Chiuaua e o Dog Alemão

Alguém já parou pra pensar pq o Homo Sapiens e seus animais domesticados são as únicas espécies do planeta divididas em raças? Só ouço falar de raças de gatos, cachorros, bois, cavalos... Mas nunca ouvi falar de raças de jacaré, se existir, por favor ignorem o resto do texto pq será só merdação...

Acontece que as espécies domesticadas só se tornaram raças por força do homem na tentativa de melhorar a espécie para fins humanos. Aqui já podemos chegar numa conclusão que fará todos os sociólogos beijarem meus pés djá! Buscando o indivíduo perfeito conseguimos raças (vários tipos da mesma espécie) o que comprova, sem precisar acionar o teco, que não existe tal coisa como raça perfeita, que englobe tudo e se sobressaia a todas as outras.
Desculpe Hitler, Darwin RULES!

Bom, aqui começa a pira, somos então a única espécie que possui raças naturalmente formadas. Percebam que isso é uma grande responsabilidade. Somos os únicos a percorrer tão longo espaço em tão curto tempo, responsável pelo isolamento geográfico e por conseqüência a formação de raças. As outras espécies se separam por forças da natureza e não por vontade própria, e quando vêem já estão isoladas reprodutivamente...e aí, já era, babe!

Então como explicar a formação de raças em espécies domesticadas, será que o ser humano se sente tão sozinho nesse mundo que quis que outras espécies também tivessem essa característica? Será que isso é só mais um reflexo das inúmeras tentativas humanas de ser igual? “Eu sou tão diferente de todos a minha volta que tento então transformar outra espécie para ser igual a mim!”
Não dizem que o cão tem a cara do dono?

Pára pra pensar no que é realmente a ideologia da eugenia, nada mais que tentar acabar com a diferença, um grito desesperado pela igualdade! Esse sentimento é tão intrínseco humano, que por ele, não apenas destruímos raças, mas espécies irmãs, somos os únicos de um gênero!

E aqui então, o feitiço vira contra o feiticeiro, quanto mais tentamos ser iguais, mais diferentes nos tornamos. Cada vira-lata é diferente um do outro, mas todos podem se “amar”, cada Chiuaua é igual ao outro e cada Dog Alemão também, mas infelizmente um Chiuaua não pode amar um Dog Alemão.
Será esse nosso futuro?

Friday, November 04, 2005

These Boots Are Made For Walking

Era pra ser sobre o Nascido Para Matar...mas a música falou mais alto!

Amanhã eu escrevo sobre o filme...aguardem e confiem! hahahha - plural, até parece qua várias pessoas vão ler!

Super Nancy

You keep saying
You got something for me
something' you call love
But confess

You've been messin'
Where you shouldn't have been messin'
And now someone else
Is getting all your best

These boots are made for walking
And that's just what they'll do
And one of these days these boots
Are gonna walk all over you

You keep lying'
When you oughta be truthing
You keep losing
When you oughta not bet

You keep 'same-in'
When you oughta be changing
Now, what's right is right
But you ain't been right yet

My boots are made for walking
And that's just what they'll do
One of these days these boots
Are gonna walk all over you

You keep playing
When you shouldn't be playing
you keep thinking
You'll never get burned
I just found me
A brand new box of matches
And what he knows now
You ain't got time to learn

These boots are made for walking
And that's just what they'll do
One of these days these boots
Are gonna walk all over you

Are you ready boots?
Try to walk